Automação
1. Aplicação
O Guia Como Automatizar sua Loja orienta o varejista que busca um direcionamento de como iniciar e desenvolver um Projeto de Automação, auxiliando-o na identificação da melhor solução em relação aos equipamentos e softwares ideais para o seu negócio.
Além do conhecimento das etapas de um Projeto de Automação, é importante definir os objetivos da automação do estabelecimento e quais serão os resultados esperados para, posteriormente, colher as informações relativas à evolução das atividades e processos automatizados e quais os benefícios obtidos com a automação.
É importante também para o varejista conhecer as ferramentas utilizadas na automação, entre elas a tecnologia de identificação (código de barras) e o intercâmbio de mensagens (EDI – Electronic Data
Interchange), que são as bases do Sistema GS1, padrão internacionalmente reconhecido e que proporciona uma linguagem comum entre parceiros comerciais. Cada produto tem um único código de identificação que pode ser utilizado por todos os elos da cadeia de suprimentos, contribuindo para a eficácia no processo de comercialização dos mesmos. Os códigos do padrão GS1 possibilitam a identificação de mercadorias, padronizam exportações e garantem segurança no recebimento, controle de estoque e gestão administrativa por meio de informações rápidas e precisas.
O emprego dos padrões envolve a aplicação das estruturas de código de barras padronizadas em seus vários níveis, das unidades comerciais às unidades logísticas. Nesse caso, possibilitam a completa integração e rastreabilidade das operações logísticas e comerciais do setor, desde os fornecedores das matérias-primas, fabricantes, varejistas até o consumidor final. As estruturas padronizadas de identificação também são aplicadas no processo de implantação de sistemas de comércio eletrônico, principalmente nos modelos de intercâmbio de mensagens padronizadas, o EDI.
2. O que é Automação Comercial?