automação
1-De as definições de monitoração, proteção, alarme, intertravamento, controle de tensão, controle de frequência, controle do fator de potencia.
2-De a definição de supervisão e comando.
3-O que é SSC e como é subdividido.
4-De a definição de SSC (centralizado).
5-De a definição de SSC (distribuído)
6-Como é o uso de reles convencionais no SSC (centralizado).
7-Como é o uso de reles convencionais no SSC (distribuídos)
RESPOSTAS
1- Monitoração
Possibilita que o operador do sistema tenha uma representação gráfica na tela do monitor de todos os esquemáticos da instalação, notadamente o diagrama unifilar mímico,indicando os valores de tensão, corrente, potência ativa, reativa e aparente corresponde a cada circuito. As telas devem Sr organizadas de acordo com o nível de informação desejado pelo cliente, devendo disponibilizá-las na forma mais geral e, sucessivamente, detalhando-as até serem reveladas na sua forma analítica.
Proteção
Os relés utilizados podem ser do tipo analógico ou digital. A monitoração com relés analógicos é feita atravás de contatos auxiliares na posição aberto ou fechada. Já os relés digitais adicionam um maior numero de recursos, tais como transferência de informações de estado ou de valores de corrente, tensão e potência para um centro de supervisão de controle (SSC), via sistema de comunicação de dados.
Os relés de proteção digitais, cuja comunicação e feita através de interface serial, são conectados por meio de cabos de cobre concêntricos, ou cabos de fibra ópticas, permitindo que seus parâmetros sja ajustado para obter registro durante os distúrbios além de leituras de valores de medição.
Os relés eletromecânicos ou estáticos necessitam ser ligados a dispositivos auxiliares, chamamos de trasdutores, que trasforma toda e qualquer informação