Automação e robótica
Quando pensamos em automação, pensamos em algo que se torna automático, simples, rápido. Foi isso que a robótica nos proporcionou, uma maneira de acelerar e simplificar nossas vidas. O maior advento da Robótica atual se encontra no setor de automação industrial, aonde ela levou as indústrias a uma nova revolução.
Robótica é atualmente a área de mais rápido avanço cientifico, suas ramificações tornam possíveis diversas áreas de estudo. Desde simples automação industrial, às próteses robóticas para pessoas que perderam seus membros. A robótica está presente a todo nosso redor. Apenas nos acostumamos a vê-la. De brinquedos de criança, a unidades de desarmamento de bombas. Está presente não só na automação industrial, mas sim, em quase todos os pontos de nossa vida, em maior, ou menor grau.
UTILIZAÇÃO INDUSTRIAL
Antes do advento da automação, as linhas de produção dependiam do fator humano, coordenação de funções, e constante vigília, para que a produção de tal indústria se encontrasse sempre no mesmo padrão, porem, isso ocasionava erros, produtos levemente fora do padrão, peças de reposição que não serviam corretamente. E tais erros levavam a desperdícios, que por sua vez, aumentava o custo da produção, aumentando assim o valor do produto final.
Com o tempo as indústrias começaram a perceber que a padronização seria algo quase impossível apenas com o fator humano sendo levado em consideração, e graças a isso, começaram a pensar na automação robótica.
A utilização da robótica e automação na manufatura oferece muitos pontos positivos, tanto no aumento da produção de bens e recursos em grande escala e de forma padronizada, como ainda reduz os custos e esforços no processo de produção. A aplicação da robótica e da automação nos processos de manufatura é essencial como parte das operações em todas as plantas industriais atualmente.
O emprego de softwares de automação e da robótica na manufatura é capaz de reduzir os custos operacionais em