Automação e controlo
* Introdução * Configuração de hardware * Trabalho 1 * Descrição do Sistema * Diagrama de Entradas e Saídas * Listas de Símbolos e Endereços * GRAFCET * Trabalho 2 * Descrição do Sistema * Diagrama de Entradas e Saídas * Listas de Símbolos e Endereços * GRAFCET * Conclusão * Bibliografia * Anexos (Programação em LADDER)
Introdução.
Automação é a substituição do trabalho humano ou animal por máquinas, é o controle de processos automáticos com a menor intervenção humana possível. Automático significa ter um mecanismo de atuação própria, que faça uma acção requerida em tempo determinado ou em resposta a certas condições.
Os sistemas automatizados podem ser aplicados a uma simples máquina ou em uma indústria. A diferença está no número de elementos monitores e controlados. De uma forma geral o processo de controle dispõe do seguinte diagrama:
Os elementos básicos responsáveis pelo monitoramento e controle da figura, são eles: Os sensores, atuadores e o controlador.
Os sensores são elementos que fornecem informações sobre o sistema, correspondendo ás entradas do controlador. Esses podem indicar variáveis físicas, tais como pressão ou temperatura, ou simples estados como um fim de curso acionado por um cilindro pneumático.
Os atuadores são dispositivos responsáveis pela realização de trabalho no processo ao qual está se aplicando a automação. Podem ser elétricos, hidráulicos, pneumáticos ou de acionamento misto.
O controlador é o elemento responsável pelo acionamento dos atuadores, levando em conta o estado das entradas (sensores) e instruções do programa inserido em sua memória.
Configuração do Hardware.
O Autómato Programável, também usualmente designado por PLC (Programmable Logic Controller) usado neste trabalho é um Autómato Siemens Simatic S7-300S combina o Hardware com o Software de modo a implementar uma tarefa específica industrial.
Os elementos