Automação e controle
Automação é um sistema automático de controle no qual os mecanismos verificam seu funcionamento, efetuando medições e introduzindo correções quando necessário, sem que haja a interferência do homem, atualmente esse sistema é utilizado em indústrias.
Quando pensamos em automação notamos que ela existe desde os tempos da pré-história, quando inventaram a roda para transportar materiais otimizando os esforços humanos, mas só houve interesse nesse método no início da Revolução Industrial, no século XVIII, onde começaram a utilizar equipamentos e máquinas nas indústrias para substituir as tarefas manuais. A partir desta época em diante, os equipamentos e máquinas utilizados nas indústrias passaram por melhorias, a fim de tornar a produção cada vez mais eficiente, rápida, confiável.
Um dos primeiros indícios da evolução industrial foi o início das linhas de montagem automobilística desenvolvida por Henry Ford, isso fez a indústria de automóvel bater recordes de produção. Nesta época o sistema de controle dos processos era realizado através de circuitos lógicos controlados por dispositivos eletromagnéticos os relés. O sistema controlado pelos relés trouxe um grande avanço para a produção de automóveis, mas trabalhar com esse sistema começou a se tornar um problema, pois o espaço ocupado era muito grande, as variáveis analógicas eram limitadas, quando ocorria um defeito era muito demorado encontrar onde estava o defeito e o consumo de energia era alto.
Em meados dos anos 50, a eletrônica começou a ser aperfeiçoada com o surgimento dos primeiros computadores industriais. A partir dai começou o crescimento dos sistemas de controle e modernização dos equipamentos. Também houve o surgimento de minicomputadores e microcomputadores que passaram a ser empregados nas indústrias, para auxiliar no aumento da produção e redução nos gastos através da automação das indústrias. Os microcomputadores foram desenvolvidos para realizar operações e controles lógicos, esse