Automação Residêncial com Tecnologia PLC
Automação residencial com comunicação PLC (Power Line Communication)
Rafael Neves e Henrick Ramalho
Centro Universitário CESMAC
Eng. Elétrica
Definição do projeto de pesquisa (problema): A proposta do uso da tecnologia PLC para a automação residencial surgiu como um meio de redução de custos em dispositivos e simplificação da instalação dos equipamentos, pois, todos os dados circularão pela rede elétrica sem necessidade do uso de um cabeamento secundário para tal tarefa. Essencialmente desejamos desenvolver um acionador endereçável de cargas que se comunique utilizando esta tecnologia, como exemplo, automação de iluminação.
Essa tecnologia realiza a comunicação de dados através da rede elétrica como meio de propagação, mas este meio é bastante inóspito, pois, apresenta muitos ruídos gerados por equipamentos eletrônicos e atenuações bastantes significativas com o aumento da distância entre os dispositivos de comunicação.
Prevendo tais dificuldades, planejamos a utilização de circuitos de filtro, amplificação e modulação (AM) para que possamos minimizar ou anular tais interferências, com o objetivo de criar um equipamento de bastante robustez e confiabilidade, trazendo uma inovação para este mercado de grande expansão na atualidade.
Definição da base teórica e conceitual
Teoremas da análise de circuitos CA e CC:
Como nosso circuito de acoplamento entre o equipamento e a rede elétrica existirá duas fontes de tensão sobre o circuito, uma CA (corrente alternada) e outra CC (corrente contínua), é provável a utilização do uso do teorema da superposição como ferramenta de análise do circuito, para que possamos prever o comportamento do mesmo.
Capacitores:
Importante ferramenta para o acoplamento entre circuitos CA e CC, pois, desejamos utilizar sua característica de elevação de impedância, conforme a variação da frequência.
Filtros:
Elemento de detecção da frequência portadora em que os dados serão modulados. Estes servem para que