Automação predial e residencial
Automação é um sistema automático de controle, sem a interferência do homem.
PREDIAL:
Hoje o conceito de automação predial e/ou residencial ainda é um pouco incerto, pois em uma automatização é preciso dar condições para que todos os pequenos sistemas do ambiente (iluminação, segurança, ar condicionado, controle de energia, incêndio) possam trabalhar em conjunto e de forma otimizada dentro da instalação, o que nem sempre ocorre nos sistemas que assim se intitulam atualmente.
Em um milênio já caracterizado por uma competição global inédita, a produtividade e a eficiência tornaram-se imperativos nos negócios, influenciando todas as operações. Os sistemas atuais de edifícios extremamente complexos têm que desempenhar cada vez mais funções, e o acesso a sistemas e controle precisam ser ampliados, necessitando melhor desempenho e confiabilidade.
Para Welton Ferreira de Almeida, engenheiro de marketing de produto e sistemas de automação predial e residencial da Siemens, o conceito de edifício inteligente envolve mais que a parte do projeto elétrico, normalmente é aplicado aos novos edifícios e envolve um estudo rigoroso que vai desde a localização do prédio até seus impactos ambientais, passando por todas as variáveis técnicas existentes nos projetos elétricos e hidráulicos.
"Existem edifícios hoje que precisam de um retrofiting (uma reforma geral, da fachada às instalações existentes), por exemplo, para que possam continuar a ter procura. Eles precisam se adaptar às necessidades dos escritórios novos, principalmente no que se refere à rede de telefonia e computacional, além da parte de segurança entre outras". Além de valorizar o edifício, o retrofiting garante um melhor uso das funções do mesmo, enquanto a otimização e a redução dos custos de utilização trazidas pela automação garantem o retorno do investimento.
A automatização de indústrias em conjunto com os escritórios também é possível e sua interação pode ser feita, por