Automação lanchonete
TOLEDO
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 PROBLEMA 5
1 INTRODUÇÃO
Com as tecnologias cada vez mais avançadas, a substituição do analógico pelo digital, se torna uma ótima forma de se ter um controle do negocio, pois conta com o processamento dos dados para auxilio no gerenciamento, tornando-se assim uma ótima ferramenta de trabalho.
O tema deste trabalho é o desenvolvimento um sistema para lanchonete que permita a substituição de cadernetas utilizadas por garçons por uma ‘Comanda Eletrônica’ facilitando seu trabalho.
A proposta é um aplicativo Android com uma boa interface para controle de pedidos, capaz de substituir o bloco de notas utilizado pelos garçons, com algumas funções como emissão de pedido, impressão de uma comanda diretamente no caixa, e transferência de mesas.
Funções básicas de uma comanda eletrônica, porém agilizaria o atendimento. Fator fundamental para o sucesso neste ramo de negócios.
2 PROBLEMA
* Observando o atendimento em lanchonetes, cafés e restaurantes deparamos com uma área de negócios pouco informatizada (aqui na região). Neste ramo de negócios na qual os principais determinantes para o sucesso são: o ambiente e a qualidade dos serviços prestados. O atendimento é fator determinante para o sucesso do negócio neste ramo. * Em todas as lanchonetes e restaurantes que se compromete a ‘servir’ seus clientes existem os garçons para este trabalho, as principais atividades de um garçom são: atender clientes, anotar pedidos, passar pedidos ao cozinheiro, passar pedido ao bartender, servir o cliente, trazer a conta quando o cliente pedir, estar pronto a atender quando o cliente solicitar, limpar a mesa para que outras pessoas possam ocupá-las. 1- Anotar um pedido pelo garçom, em um bloco de pedido já pode ser motivo de grandes confusões, pois pode não ser bem interpretado pela cozinha, tendo que chamar o garçom de volta para ‘decifrar’ a anotação.