Automação-industrial
Bobinas com diversos números de espiras são utilizadas para montar transformadores de tensão para avaliar o fator de ganho em relação a N1/N2. Com um transformador especifico, é avaliada a tensão de saída em função da tensão de entrada, para diversos valores de carga.
Fundamentos Teóricos
O transformador é um equipamento largamente utilizado nos sistemas de transmissão de energia elétrica (linhas de alta tensão) e em aparelhos eletroeletrônicos de uso geral. Nas linhas de transmissão os transformadores são utilizados para aumentar a tensão elétrica fornecida pela usina geradora e para diminuir a tensão das linhas de transmissão para os pontos de consumo. A elevação da tensão (redução da corrente elétrica) nas linhas de transmissão é feita para que a energia seja transmitida com menor perda.
O uso do transformador em equipamentos...
As inúmeras instalações elétricas muitas vezes necessitam que a tensão fornecida pelas companhias de energia elétrica aumente ou diminuía. Assim sendo, é necessária a utilização de um dispositivo que permita fazer essa transformação de tensão. Por exemplo, imagine que você compra um aparelho de mini system e descobre que ele é fabricado para funcionar com uma tensão de 110 V, no entanto, em sua casa só existem tomadas com tensão de 220 V. O que fazer nesse caso? A forma mais fácil de usar o aparelho de mini system, sem que ele seja danificado, é utilizar um aparelho denominado transformador. Esse aparelho consegue modificar tensões para que os aparelhos não sejam danificados.
De funcionamento bem simples, o transformador é um dispositivo de corrente alternada que opera baseado nos princípios eletromagnéticos da Lei de Faraday e da Lei de Lenz. O transformador de tensão é constituído por uma peça de ferro, denominada de núcleo do transformador, ao redor do qual são enroladas duas bobinas. Em uma dessas bobinas é aplicada a tensão que se deseja transformar, ou seja, aumentar ou diminuir. Essa bobina é chamada