Automação industrial utilizado cad cam
José Fernando / Rodrigo Rigoni
Fatec – Franca Tomas Novelino
03/06/2013
Introdução
O presente obra visa demonstrar as aplicações do softwares de CAD no processo de desenvolvimento de produtos, mais especificamente calçados.
1 - Historia
As primeiras aplicações de computadores para auxiliar as etapas de engenharia tiveram inicio na década de 50, quando o Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) iniciou a discussão sobre a tecnologia CAD/CAM. Os sistemas CAD desta geração se limitavam à descrição de entidades geométricas em duas dimensões, à criação e manipulação de desenhos em terminais gráficos monocromáticos (BÉZIER, 1993).
Contudo, nesta época estes sistemas CAD já propiciavam várias vantagens, tais como: * Possibilidade de envio, ou recebimento de desenhos por processos eletrônicos; * Melhor gerenciamento dos desenhos; * Precisão do dimensionamento; * Maior rapidez na recuperação, modificação ou atualização de desenhos.
A utilização de sistemas CAD/CAM foi, por anos, limitada a aplicação em grandes empresas, como aeroespacial e automobilística. Isto ocorria, direta ou indiretamente, pelos custos envolvidos, desde software/hardware até a qualificação da mão de obra, requerendo usuários com maior grau de instrução. Ao final da década de 90, com o desenvolvimento de um sistema operacional robusto para aplicação em PCs (Windows NT), houve uma migração das empresas que desenvolviam seus sistemas CAD/CAM baseados em sistema operacional UNIX. Este fato, além de reduzir o custo de Hardware, reduziu também a necessidade de usuários extremamente especializados (KONG, 2003). A interface padrão Windows é bastante interativa, tornando mais intuitiva a utilização destes sistemas.
Por sua vez, os custos relacionados diretamente aos softwares CAD/CAM também estão bastante accessíveis atualmente, tornando sua utilização viável mesmo para pequenas empresas. Isto devido à concorrência de mercado e a própria evolução