Automação industrial – Dispositivo de selagem
Acionamento manual
O dispositivo foi projetado para fazer a selagem de potes, no seu funcionamento atual existem dois botões de comando, um pedal e um sinaleiro. O operador deve acionar o pedal que aciona a esteira que movimenta os potes, as tampas são colocadas por gravidade, quando o pote chega na posição de selagem o operador desaciona o pedal parando a esteira e pressiona o botão de selagem que aciona o pistão fazendo assim a selagem do pote e então o processo é repetido até que o equipamento de empacotamento indique que está cheio, então o operador aciona o outro botão que faz o empacotamento. Este é o funcionamento do processo manual. A figura a seguir mostra o dispositivo.
Acionamento Automático
O acionamento automático consiste em transformar o processo manual descrito anteriormente em automático. Primeiramente o painel de operação vai passar a ter três botões:
1. Liga
2. Para
3. Emergência
O sistema de ejeção da tampa também mudou agora não mas funciona por gravidade, existe um sensor óptico no novo mecanismo que indica o nível de tampa. Dois sensores ópticos foram acoplados ao sistema um na posição de fixação da tampa e outro na posição de selagem do pote. O sinaleiro mudou agora possui três lâmpadas que indicam:
1. Equipamento parado
2. Equipamento rodando
3. Falta de tampas
A esteira também mudou agora possui dois motores de acionamento, a selagem ainda é feita pelo pistão e o equipamento de empacotamento também é o mesmo. A figura a seguir mostra o dispositivo com as novas modificações.
1. Motor primeira esteira
2. Sinaleiro
3. Posto de selagem
4. Sistema de empacotamento
5. Sensor óptico de Falta de tampa
6. Sensor óptico de posicionamento do pote
7. Motor segunda esteira
Descrição do funcionamento automático
Quando o botão de liga é pressionado o equipamento começa a rodar, a esteira é acionada e os potes são movidos até o primeiro sensor, quando o pote atinge o primeiro sensor é