automaçao
MÓDULO I
SENSORES
E
MEDIÇÃO
Instrutor: Dinair Souza de Oliveira
Petrobrás/Transpetro
Abril 2008
PRESSÃO
Definições
Medição de pressão é o mais importante padrão de medida, pois as medidas de vazão, nível, etc. podem ser feitas utilizando-se esse princípio.
Pressão é definida como uma força atuando em uma unidade de área.
onde:
P = Pressão
F = Força
A = Área
Antes de tratarmos dos tipos existentes de medidores de pressão, é importante notar que os valores de pressão devem ser informados com relação a um nível de referência.
Se o nível de pressão de referência for o zero absoluto (vácuo absoluto ou ausência de pressão), a pressão é denominada de "pressão absoluta". A pressão absoluta é utilizada nos cálculos termodinâmicos.
Outras denominações para a pressão comumente utilizadas são:
Pressão Atmosférica é a pressão exercida pela atmosfera terrestre, medida em um barômetro. Ao nível do mar esta pressão é aproximadamente de 760 mmHg.
Pressão Absoluta é medida em relação ao vácuo absoluto. É equivalente à soma da pressão medida com um manômetro (pressão relativa), mais a pressão atmosférica.
Pressão Relativa é medida em relação à pressão atmosférica. Vácuo é o termo utilizado quando a pressão relativa é negativa, isto é, a pressão do fluído é menor que a atmosférica. Também se utilizam os termos depressão e sucção.
Quando um fluído está em movimento, por exemplo, dentro de um tubo, outros tipos de pressão podem ser medidos: a pressão estática, a pressão dinâmica e a pressão de estagnação ou total, que é a soma das duas anteriores.
Quando há um fluido em movimento, a pressão estática é medida em um orifício construído na superfície que o limita (fronteira do escoamento), perpendicularmente à direção do escoamento principal. Pelo princípio da aderência, na fronteira o fluido tem a velocidade da fronteira ou, em outras palavras, junto à uma parede sólida, o fluido tem velocidade