Automacao vs trabalho
Alguns componentes do sistema de produção de uma empresa podem ser automatizados , enquanto outros podem operar no formato manual.
Os elementos automatizados do sistema de produção, que são denominados assim porque executam suas operações com um nível reduzido de participação humanas se comparado ao processo manual equivalente, podem ser separados em duas categorias, sendo que nos sistemas de produção modernos estas duas categorias se sobrepõem em alguns momentos: * Automação dos sistemas de produção de fabrica; * Controle computadorizado dos sistemas de apoio de produção.
Os sistemas de produção automatizados operam na fabrica sobre o produto físico executando operações tais como: processamento, montagem, inspeção e gerenciamento de matérias, sendo algumas vezes varias destas tarefas realizadas pelo mesmo sistema. Exemplos de sistemas de produção automatizados: Maquinas-ferramentas automatizadas que processam pecas; Linhas de transferência que executam uma serie de operações de usinagem; Sistemas de montagem automatizados; Sistemas de produção que utilizam robôs industriais para executar operações de processamento ou montagem; Sistemas para tratamento e armazenamento automáticos de materiais que integram operações de produção; Sistemas de inspeção automática para controle de qualidade. Os sistemas automatizados de produção de fabrica podem ser classificados em três tipos básicos: * Automacao rígida que é o sistema no qual a sequencia das operações de processamento ou montagem é definida pela configuração do equipamento . Apresenta algumas características do tipo: Alto investimento inicial em equipamentos com engenharia personalizada; altas taxas de produção e inflexibilidade relativa do equipamento na acomodação da variedade de produção; * Automacao programável que é o sistema no qual o equipamento de produção é projetado com a capacidade de modificar a sequencia de operações de modo a acomodar diferentes configurações de