automacao redes
Camadas do Modelo de Referência
ISO/OSI
O modelo de referência OSI é usado para entender como os protocolos de rede funcionam. Normalmente quando estuda-se redes de computadores este é um dos primeiros tópicos do guia de estudos.
O problema, no entanto, é que muitas vezes não se entende o porquê da existência deste modelo e/ou como ele funciona – mesmo pessoas que decoram os nomes das sete camadas do modelo para fazer provas diversas inclusive de certificação, não compreendem de fato o seu funcionamento.
Então pergunta-se:
• Por que da existência do modelo OSI ?• Como é seu funcionamento?
• Qual a sua correlação com a pilha de protocolos TCP/IP ?AS 7 CAMADAS DO MODELO DE REFERÊNCIA ISO/OSI
Quando as redes de computadores sugiram, as soluções eram, na maioria das vezes, proprietárias, isto é, uma determinada tecnologia só era suportada por seu fabricante. Não havia a possibilidade de se misturar soluções de fabricantes diferentes.
Dessa forma, um mesmo fabricante era responsável por construir praticamente tudo na rede. Para facilitar a interconexão de sistemas de computadores, a ISO (International Standards Organization) desenvolveu um modelo de referência chamado OSI (Open Systems Interconnection) para que os fabricantes pudessem criar protocolos a partir deste modelo. Alguns profissionais de TI confundem os dois acrônimos ISO/OSI, já que eles são formados pelas mesmas letras. ISO é o nome da organização enquanto que OSI é o nome do modelo de referência para o desenvolvimento de protocolos.
• ISO - International Standards Organization / OSI - Open Systems Interconnection
O modelo de referência OSI
O modelo OSI (exceto o meio físico) é mostrado na Figura 1.20. Esse modelo se baseia em uma proposta desenvolvida pela ISO (International Standards Organization) como um primeiro passo em direção à padronização internacional dos protocolos empregados nas diversas camadas (Day e Zimmermann, 1983). Ele foi revisto em 1995 (Day,