Automa O Da Produ O Integra O Dos Sistemas
Universidade Federal Fluminense
Automação
da
Produção
Tema: O efeito da automação e dos sistemas na integração da cadeia produtiva. Aluno: Lucas Vieira Parussolo Alves
Introdução
O trabalho seguinte irá abordar como assunto principal o efeito da automação e dos sistemas na integração da cadeia produtiva.
Peter Drucker, um dos pensadores mais influentes da área de gestão empresarial do século passado, foi o primeiro a descrever cada empresa como uma cadeia de elementos cujo objetivo é gerar valor, seja para seus clientes, empregados, acionistas ou parceiros. Essa descentralização conceitual das companhias foi a principal origem das modernas teorias de gestão estratégica que têm como principal foco o alinhamento das diversas áreas da empresa com um objetivo comum.
Dentro desse contexto, a automação tem sido vista como uma área estratégica cada vez mais importante dentro do negócio. Além das responsabilidades tradicionais como gestão e manutenção das malhas e sistemas de controle, ela tem passado a ser a responsável pelos sistemas de informação de chão de fábrica e muitas vezes chamada de TA, tecnologia de automação, em contraposição a TI, tecnologia de informação, responsável pela gestão dos sistemas corporativos.
Tecnologia da Informação (TI) e Tecnologia da Automação (TA)
O primeiro capítulo da convivência entre Tecnologia da Informação (TI) e Tecnologia de Automação (TA) foi escrito quando surgiu a necessidade de integração entre os níveis corporativos e produtivos das empresas. Até então, cada área seguia seu rumo, com alguns esbarrões aqui e ali, no seguinte cenário: as companhias com estrutura de TI expressiva e valorosa, invariavelmente subordinada ao topo da hierarquia administrativa e, ao mesmo tempo, o setor de automação respondendo, na maioria dos casos, a uma diretoria industrial ou de produção, normalmente sem relação alguma com TI.
Esse ambiente, de fato, tornava