AUTOFAGIA E HETEROFAGIA
UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA AGRÍCOLA – UAEA
BIOQUÍMICA
THALES ALAN TAVARES MAIA
2º PERÍODO
MATRÍCULA: 113111864
“AUTOFAGIA E HETEROFAGIA”
Campina Grande – PB.
2013.
AUTOFAGIA
A autofagia refere-se à digestão lisossômica dos componentes da célula e contrasta com heterofagia, na qual a célula (em geral um macrófago) ingere substâncias do meio exterior para destruição intracelular.
Acredita-se que a autofagia seja um mecanismo de sobrevivência, em momentos de privação de nutrientes, de tal modo que a célula sob privação de nutriente sobreviva, ingerindo seu próprio conteúdo. Em tal processo, as organelas intracelulares e partes do citosol são sequestrados primeiro do citoplasma em um vacúolo autofágico, formado a partir de regiões do RE granular (REG) de ribossomos.
O vacúolo se funde com os lisossomos para formar um autofagolisossoma, que digere os componentes celulares através das enzimas lisossômicas.
A autofagia é iniciada por várias proteínas que percebem a privação de nutrientes. Se não corrigida, a autofagia pode também sinalizar a morte celular por apoptose, um modo de informar à célula privada de nutrientes ou estressada que ela não perdurará vivendo de suas próprias organelas.
HETEROFAGIA
Heterofagia é um processo de digestão celular no qual os lisossomos fundem-se com vesículas de material nutritivo englobado por fagocitose ou pinocitose. A Heterofagia digere estruturas que vem de fora da célula.
As partículas que veem do exterior da célula penetram nela e, face à adição de um lisossomo, forma-se heterolisossomos. Ocorre a formação de produtos que são digeridos pela célula e de outros que são resíduos e que tem de ser expulsos (exocitose de resíduos).
ANEXO: