Autoestima e os impactos na vida profissional
Atrelados à autoestima podemos citar também autoconhecimento, autoimagem, autoaceitação e autoconfiança. Ao saber lidar com esses sentimentos, possuindo-os em equilíbrio, as dificuldades corriqueiras pessoais e profissionais, se tornarão muito mais simples de solucionar.
Direcionando a autoestima à vida profissional, comumente pode-se perceber que a autoestima é tão importante quanto as experiências e habilidades profissionais. É necessário que o profissional se autoconheça, dessa forma ele pode realizar suas atividades profissionais sem medo de fracassar errar e fraquejar. Eventualmente isso irá acontecer e é justamente nesse momento que os profissionais com autoconhecimento e autoestima em equilíbrio se sobressairão, pois eles visualizam, mesmo no fracasso, uma nova maneira de alcançar o êxito, afinal conhecem sua capacidade e sabem como lidar com os erros no percurso em busca de seus objetivos.
Dessa forma podemos concluir que, atualmente, cultivar uma boa autoestima é essencial para que possamos alcançar nossos objetivos. Não há uma formula mágica para aumentar a autoestima, porém algumas atitudes cotidianas, se mudadas, podem nos auxiliar nesse processo de transformação. Não devemos deixar outras pessoas responsáveis por nossas decisões, sejam elas pessoais ou profissionais, isso cabe a cada um. Devemos acreditar cada dia mais em nós mesmos e ir à luta. Exercitar o autoconhecimento, pois se cada um conhecer bem a si próprio saberá onde deve melhorar e assim facilitará o aumento da autoestima.
Referência Bibliográfica:
BRANDEN, Nathanael. Autoestima. Como aprender a gostar de si mesmo.38 ed.São Paulo.Saraiva,2001
SAEE, Equipe. Autoestima no mercado de trabalho. Disponível em : . Acesso em 28 de março de 2013