AUTOESTIMA LILI
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INCLUSÃO ESCOLAR
PROFESSORA: LEONI MOSSOCHINI
TEMA
AUTOESTIMA
ROSELÍ DE JESUS MONTEIRO – TURMA A
UBERLÂNDIA-MG
2014
OBJETIVO: Trabalhar a autoestima do ser humano.
INTRODUÇÃO
O ser humano está sempre buscando a perfeição, e à medida que não consegue atingir suas expectativas atrai para si, pensamentos negativos. Isso consequentemente traz para a vida do indivíduo uma baixa autoestima. A autoestima é se mostrar confiante diante dos obstáculos, dos problemas surgidos, e a ausência dela pode influenciar no processo de aprendizagem. O ambiente familiar é o que mais influencia na autoestima da criança. Kelvin estuda em uma escola pública e mora com a mãe. Está sempre sendo chamado a atenção pelos professores (porque estuda em tempo integral) e por outros funcionários da escola. Vive levando recado em seu caderno para sua mãe diariamente. O aluno possui um vocabulário que não é o apropriado, é agressivo com seus colegas, não copia tarefa em sala de aula. Em uma conversa percebemos uma carência visível. Disse que sua mãe não o compreendia, e que seu padrasto o chamava de “dor de cabeça”. Falou que não gostava de morar com eles e que seus colegas sim, eram amados, por isso fazia coisas pra chamar atenção e falava ofensas às pessoas.
A mãe trabalha o dia todo, e ele permanece na escola em tempo integral. A autoestima do aluno está profundamente abalada, sua estrutura emocional está cada vez mais frágil, vendo que sua mãe está grávida novamente (7 meses), pensa até que vão manda-lo embora quando o irmãozinho nascer. O aluno está com tanta baixa autoestima que está sempre falando que sua mãe só compra tudo para o bebê e ele não tem nada!
Conversamos sobre suas qualidades, o parabenizei porque é uma criança inteligente, capaz com potencial para fazer ou demonstrar atitudes totalmente diferentes das quais vem agindo. E que não precisa ser como os demais, pois cada indivíduo é único e com