autoconfiança
A audição activa implica vigilância atenção e acenos ou quaisquer outros sinais físicos que transmitam coragem a quem fala. Auxilia o doente a expressar-se verbalmente e a utilizar os seus processos dedutivos para chegar a decisões uteis.
Por exemplo: O Sr. recusou-se a assinar o documento em que concordava ser submetido a uma intervenção cirúrgica embora sabendo que, ao faze-lo, pouco tempo mais lhe restaria de vida. O Sr.B. falou com a enfermeira acerca da sua doença, contando-lhe que esperava pelo dia de Acçao de Graças, para o qual ainda faltam 3 dias. A enfermeira escutou-o atentamente, fazendo gestos de compreensão à medida que o doente falava. No fim da entrevista o doente disse:
“Acho que tudo vai correr pelo melhor, agora quero ser operado.”No dia seguinte foi operado com êxito; a atenção dada à sua conversa ajudou-o a adquirir confiança, a esclarecer os seus próprios sentimentos e a preparar-se para a operação. A comunicação verbal ou não, e a audição ativa, são elementos vitais para clarificar e complementar o entendimento entre o enfermeiro e o doente. O enfermeiro precisa de utilizar esta mesma aptidão nas suas