Autoconceito
“- O homem nada faz sem estímulos.” |
08-04-2012
Índice
Introdução 2 Teoria do condicionamento Operante 3 Lei do efeito de Thorndike 3 Lei da aquisição Skinner 5 Tipos de Reforços 6 Reforço positivo 6 Primário 6 Secundário 6 Reforço negativo 6 Condicionamento de Fuga 6 Condicionamento de Esquiva 7 Esquemas de reforço 8 Contínuo 8 Parcial ou Intermitente 8 Intervalo Fixo 8 Intervalo Variável 8 Razão Fixa 8 Razão Variável 8 Extinção 9 Punição 10 Tipo I 10 Tipo II 10 Modelagem 11 Exemplificação 12 Exemplos observados na educação do ser humano 12 Contributos à Aprendizagem 13 Reflexão crítica 14 Bibliografia 15
Introdução
Em trabalho de grupo realizado para a disciplina de Cognição e Aprendizagem iremos abordar a temática “O Condicionamento Operante e o seu contributo para o domínio da aprendizagem”.
Após uma apresentação à turma vamos neste trabalho ser mais explícitos e alargados na temática para consigamos tocar em todos os pontos precisos para que não deixemos dúvidas.
A temática surge estudada inicialmente por Edward Thorndike e posteriormente por Burrhus Skinner, sendo este último o mais o mais influente na teoria em estudo.
Skinner, autor do livro “Beyond Freedom and Dignity”, no qual defendeu vários métodos científicos para modificar o comportamento com a finalidade de construir uma sociedade mais feliz e mais bem organizada. (Wikipédia, 2012)
Esta teoria comportamentalista tem a sua aparição após a Teoria Clássica e a qual quis