Autoclave e Automaçao industrial
A relação que a autoclave tem com o curso de automação industrial se da ao fato de que dentre todas as matérias dadas em curso, a maioria das teorias e atividades práticas se utiliza de forma comum na autoclave, também reúne em um único só equipamento varias teorias que envolvem a automação industrial, podemos dizer que se compreendermos completamente uma autoclave e todas as suas teorias, poderia sem qualquer dificuldade operar qualquer equipamento em escala industrial, até mesmo sistemas mais complexos. Segue abaixo a grade de matérias cursadas e sua aplicação na Autoclave:
Inglês instrumental: Na autoclave o inglês instrumental é muito utilizado para traduzir manuais técnicos, termos e conversão de unidades.
Desenho técnico: como a autoclave possui varias peças mecânicas são necessárias o conhecimento de desenho técnico para identificar peças, formas de montagem de acordo com os manuais.
Processos industriais: pode se comparar os processos com a montagem deste equipamento no local.
Eletricidade básica: possuem muitos circuitos elétricos, na maioria das autoclaves o gerador de vapor é elétrico, e em sua manutenção preventiva é necessário medir tensões e amperagem em vários pontos.
Segurança do trabalho: como se trata de um aparelho que usa pressão de vapor ela se enquadra na NR 13 e suas recomendações devem ser seguidas rigorosamente para evitar risco de explosão
Eletrônica: No caso especifico deste aparelho ele usa Display TouchScreen, CLP e transdutores da marca Siemens
Instrumentação básica: é realizada calibração constante neste equipamento para garantir pressão e temperaturas corretas, garantido todo seu processo de esterilização.
Mecânica dos fluidos: Neste equipamento precisamos controlar e definir corretamente o fluxo de vapor nos tubos, para garantir a correta pressurização e temperatura das câmaras internas e externas.
Elementos de maquinas: identificar peças e componentes deste equipamento