Autoclavagem
CORDENADORIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL
ANUAR AZEVEDO SARMENTO JUNIOR
AULA: 28 DE AGOSTO DE 2013.
MICROBIOLOGIA
AULA PRÁTICA II PARA PREPARO
DE MATERIAL PARA AUTOCLAVAGEM
COLATINA
2013
ANUAR AZEVEDO ARMENTO JUNIOR
AULA: 28 DE AGOSTO DE 2013.
MICROBIOLOGIA
AULA PRÁTICA II PARA PREPARO
DE MATERIAL PARA AUTOCLAVAGEM
Prática II apresentado a disciplina de Microbiologia, como requisito para obtenção de nota parcial.
Professora Mirella.
COLATINA
2013
Sumário
1 INTRODUÇÃO
No laboratório de microbiologia, existem vários materiais e equipamentos que são utilizados para experimentos e que ao termino de sua utilização e necessário sua limpeza e esterilização. O processamento de higienização de materiais e equipamentos inclui a limpeza, desinfecção e esterilização assim como seus meios de utilização.
A autoclavagem básica e resumidamente é o ato de esterilização. Consiste em manter o material contaminado a uma temperatura elevada, através do contato com vapor, durante um período de tempo suficiente para destruir todos os agentes patogênicos. O método geralmente é utilizado para esterilizar materiais hospitalares em geral.
Este processo é composto por pré-vacuo, Admissão de vapor, esterilização, exaustão, arrefecimento e descarte do condensado. A esterilização por calor úmido é efetuada em uma câmara com vapor de água saturado à pressão de 1atm de pressão atmosférica conhecida como autoclave.
O processo consistem em 6 etapas: a primeira etapa denominada pré-vacuo, consiste em criar condições de pressão negativa, para que o vapor entre mais fácil com os matérias a serem esterilizados.
A admissão de vapor é a apenas ato de introdução de vapor na autoclave. Seguido do aumento gradual da pressão. No ato da esterilização ocorre a