autocad
2) As coordenadas relativas cartesianas ou retangulares necessitam da variação de distância X e Y do último ponto marcado. Um exemplo é:
3) A coordenada polar necessita do comprimento L (distância entre P1 e P2 e o angulo entre os mesmos. Um exemplo é:
7) a – O maior diâmetro da figura é de 155mm. b – O valor do raio referente ao menor diâmetro é 20mm.
9) A partir de 2006 pode-se ter uma introdução de comandos e pontos automaticamente, diretamente no cursor, para isso é selecionado o comando DYN na barra de Status. Quando o usuário digitar, não aparecerá no velho prompt (linha de comando) e sim ao lado do cursor. A partir de um ponto clicado, a ferramenta DYN mostrará a distância relativa do ponto clicado. Digitando o primeiro valor seguido de vírgula, o programa entenderá como coordenada relativa cartesiana e se digitar < ele entenderá como polar. É possível também “travar” o valor digitando TAB e definir o ângulo rodando o mouse sem que se altere o valor da distância. Pode-se também acessar as opções do comando utilizando a seta para baixo do teclado e selecionando co o mouse a opção usando a seta para baixo novamente.
10) Através do comando POLYGON é possível criar polígonos regulares. Dessa forma, a ferramenta permite desenhar um polígono regular formado por 3 a 1024 lados.
11) O comando rectangle cria um retângulo. Acesso por menu: Draw > Rectangle ou via teclado: Rectangle ou, no modo abreviado, Rec
Inicialmente o comando pede um ponto, que pode ser aleatório ou um ponto determinado. A partir desse ponto podemos gerar um retângulo por uma diagonal imaginária, onde podemos clicar um ponto para gerar um retângulo aleatório ou inserir uma