AutoCad
AutoCad
1 - Configuração de penas para plotagem:
Quando se envia um arquivo para impressão, deve-se sempre enviar junto a configuração de “penas”. Ela pode ser enviada em anexo como um arquivo “.ctb”, escrito no próprio desenho (fig. 01 e fig. 02) ou no e-mail para configuração do funcionário da Portoplot.
Fig. 01
Fig. 02
2 - Arquivo .CTB
Para criar um arquivo .CTB, deve-se abrir o gerenciador de impressão do Autocad clicando no menu File/Plot ou atalho de teclas Ctrl+P. Abrirá a janela abaixo (fig. 03):
Fig. 03
Clique onde aparece a seta vermelha (Fig. 03), abrirá uma bandeja com vários CTB’s já usados ou padrões do Autocad. Use a barra de rolagem vertical e vá na última opção, a opção “NEW”, depois de clicar nela abrirá a janela “Add Color – Dependent Plot Style Table”, marque a primeira opção e clique no botão “Avançar” (Fig. 04).
Fig. 04
Será pedido que defina um nome para o novo CTB, digite o nome para seu arquivo de penas e novamente clique no botão “Avançar”, abrirá uma nova janela com um botão “Plot Style Table Editor...”, clique neste botão para abrir a janela de edição de penas (Fig .05).
Fig. 05
Nela aparecerão todas as cores para configuração, escolha as cores usadas por você no desenho. É nesta janela que será configurada as cores de impressão e espessuras das linhas, como mostra a (Fig. 06):
Fig. 06
Depois de configurado todas as penas, clique no botão “Save &
Close”. Pronto, seu arquivo de penas está pronto.
DICA: Ao enviar seu arquivo DWG para impressão em gráfica, recomenda-se enviar também em anexo o arquivo CTB do mesmo. Para enviá-lo junto com o arquivo DWG, você deve copiá-lo na pasta de origem.
Para enviar o arquivo vá ao menu superior e clique na aba “File” e na opção “Plot Style Manager” (Fig. 07).
Fig 07
Será aberta a pasta onde estão salvos todos os arquivos CTB.
Selecione o arquivo CTB correspondente ao do seu trabalho (prancha), copie-o e salve-o junto