Auto medicação
A automedicação, com o objetivo de prevenir e/ou tratar uma doença, é uma prática muito comum na sociedade atual. Diante do crescente uso irracional de medicamentos, as reações adversas deles estão contribuindo para o surgimento de enfermidades mórbidas que podem levar os pacientes a morte. Dessa forma, o farmacêutico pode contribuir para melhorar a utilização de medicamentos pela população por meio da farmacovigilância, trabalhando com outros profissionais de saúde para manter a qualidade de vida das pessoas evitando problemas que podem ser causados por terapias farmacológicas.
O farmacêutico pode implantar quatro iniciativas para manter a qualidade de vida: - Acompanhamento e educação do e para o paciente; - Avaliação dos seus fatores de risco; - Prevenção da saúde; - Promoção da saúde e vigilância das doenças.
Essas estratégias podem ser trabalhadas sobre três pontos:
- Reorientação do serviço de farmácia: a farmácia deve complementar o serviço médico oferecendo o tratamento prescrito, avaliando fatores que podem interferir nesse tratamento com a devida intervenção, se necessário. Desse modo, é necessária uma estrutura adequada dentro do serviço de farmácia para a promoção da saúde.
- Desenvolvimento das habilidades da comunidade: o farmacêutico pode trabalhar na conscientização da população acerca de medidas preventivas contra as doenças mais frequentes e do uso de medicamentos destacando o acondicionamento, prazos de validade, efeitos e uso.
- Incentivo a ação comunitária: por meio de