AUTO DESENVOLVIMENTO
Trajetória da sustentabilidade do ambiental ao social, do social ao econômico.
Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve te apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p.57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.
Primeira dimensão Ambiental: dimensão onde o esboço da produção e consumo exista com base na economia. Produzir e consumir de forma que os ecossistemas possam recuperar o equilíbrio, tendo a capacidade de restaurar-se.
Segunda dimensão Econômica: A produção e o consumo devem crescer lado a lado com os recursos naturais, devemos ter uma melhor distribuição dos recursos água e minerais. Temos que ter uma inovação tecnológica, pois logo esses recursos carvão, petróleo e gás vão acabar.
Terceira dimensão Social: nada mais é que a justiça social, onde, aos recursos naturais, água que é tão mal distribuída, a energia que em alguns lugares não chega a pleno sec. XXI.
Quarta dimensão Política: A dimensão política é esquecida como se não houvesse conflitos de interesses e a igualdade social fosse construída por um simples dialogo entre governo e empresários. Esconde da sociedade a real condição dos recursos naturais.
Quinta dimensão Cultural: Devemos ter mudanças em nossos valores, nossos padrões de consumo deveram deixar de ser tão consumidores. Devemos prestar mais atenção à instantaneidade
Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.
Primeira resposta é a tecnológica: é capacidade de o homem criar novas tecnologias para substituição dos recursos naturais (crescer sem destruir).
Segunda resposta é a mudança radical, não temos outro caminho, neste momento a não ser a mudança de valores, temos que conciliar a produção com o consumo, não devemos ultrapassar um do