auto avaliação
Acredito ser a comparação um dos meios mais interessantes para a apropriação de informações sobre nosso sistema educacional. A partir da análise feita por nós sobre a educação colombiana e a troca de informações com os outros grupos, por meio dos seminários e do quadro sinóptico, permitiu que eu tivesse um melhor entendimento acerca de questões organizacionais da educação brasileira e ampliou meu conhecimento sobre possibilidades de propostas e formas organizacionais que a educação de um país pode ter. Nesse sentido, essa disciplina corroborou em muito para que eu termine minha formação acadêmica com um olhar crítico acerca da educação de nosso país.
A mim foi incumbida a tarefa de pesquisar informações relativas aos marcos legais colombianos, à estrutura e organização do sistema escolar, bem como à arquitetura institucional deste país. Para isso, dediquei-me à leitura de documentos oficiais em busca de informações fiéis e imparciais. Acredito ter tido um ótimo empenho na realização desse trabalho, na medida em que fui responsável e comprometida com meu grupo. Com base nestas minhas considerações, creio ser justo atribuir-me a nota 10 ao meu desempenho na disciplina.
Débora Mazzeo
Nota: 10
A proposta da disciplina Educação Comparada foi muito enriquecedora e interessante para a minha formação como educadora, pois através dela me foi permitido entrar em contato com a educação de diferentes países ao redor do mundo, conhecer um pouco sobre suas leis, sua estrutura organizacional, seu currículo, seus sistemas de avaliação, sobre a carreira dos seus docentes e como se dá o acesso a escola.
Diante da elaboração do seminário sobre a Educação na República da Colômbia, ficou sob a minha responsabilidade a realização de pesquisas sobre as avaliações existentes no sistema educativo colombiano e sobre como é tratada a educação especial neste país, para isso fiz uma análise de sua constituição e consultas ao site do Ministério