autismo
Nome Completo: Geisi Cristina Pereira
RA: 1599838698
E-mail: geisi.gb@hotmail.com
Data: 22/05/2015
Curso: Pedagogia
Série: 1º semestre bloco B Sala 15
Palestra Autismo.
Local: Teatro Faculdade Anhanguera
O autismo é definido pela Organização Mundial de Saúde como um distúrbio do desenvolvimento, sem cura e severamente incapacitante. Sua incidência é de cinco casos em cada 10.000 nascimentos caso se adote um critério de classificação rigorosa, e três vezes maior se considerar casos correlatados, isto é, que necessitem do mesmo tipo de atendimento (MANTOAN, 1997, p. 13).
Esta palestra foi muito importante para nosso currículo, pois notamos que não só a sociedade em si, mas, os professores têm conhecimento superficial das características dos autistas, e justamente conhecem aquelas principais, como a dificuldade na interação social, o “isolamento”, as dificuldades na aprendizagem, na fala e no contato visual.
Os autistas necessitam de uma estrutura eficiente, de métodos de ensino, de ambientes, de preparação, e abordagem, para terem o mínimo desenvolvimento no processo.
Os professores deveriam ter acesso a cursos, palestras, de terem apoio de profissionais como psicólogos, neurologistas, médicos e outros especialistas para auxiliarem neste trabalho difícil.
Muitas pessoas tanto família quanto professores se perguntarmos não saberiam lidar ou não sabem lidar com uma criança autista. Autismo é um tema ainda a ser muito trabalhado em nossa sociedade. Os autistas são pessoas difíceis de trabalhar e desenvolver, apresentando inúmeras mudanças em seu comportamento, e para isso, é necessário o desenvolvimento de estratégias eficazes a fim de alcançá-los em suas limitações. Por outro lado, os autistas também apresentam inúmeras habilidades que devem ser também trabalhadas por meio de estratégias, para que tenham a chance de obter seu espaço dentro da comunidade.
Há falta de incentivo das