autismo
Autismo é uma perturbaçao psicologica, as pessoas com esta doença apresentao uma indiferenças com a realidade
O que è o autismo?
O autismo é fundamentalmente uma forma particular de se situar no mundo e, portanto, de se construir uma realidade para si mesmo.
Associado ou não a causas orgânicas, o autismo é reconhecível pelos sintomas que impedem ou dificultam seriamente o processo de entrada na linguagem para uma criança, a comunicação e o laço social.
As estereotipias, as ecolalias, a ausência de linguagem, os solilóquios, a auto agressividade, a insensibilidade à dor ou a falta de sensação de perigo, são alguns dos sintomas que mostram o isolamento da criança ou do adulto em relação ao mundo que o rodeia e sua tendência a bastar-se a si mesmo.
Conceito de Autismo
O Autismo é uma perturbação psicológica grave caracterizada pelo facto de toda a vivência do indivíduo estar centrada nele mesmo, apresentando uma indiferença aparente para com a realidade que o rodeia, observando-se com maior frequência em crianças com idade inferior a três anos de idade. Uma criança autista não responde ao contacto humano, apresenta um défice de desenvolvimento da linguagem (por vezes são mesmo mudas), aparenta repulsa perante o contacto físico e reagem com ira a alterações no seu ambiente físico.
As causas para o autismo são desconhecidas, sendo por vezes associado a infecções virais durante a gestação (rubéola congénita, doença de inclusão citomegálica,...), fenilcetonúria, falta de oxigénio no nascimento, etc.
Os principais sintomas do autismo incluem o evitar o contacto visual, ausência de resposta a gestos de afecto, aparente insensibilidade à dor, ligação excessiva a objectos familiares, entre outras.
Definições
Autismo
Definição da Autism Society of American – ASA (1978) Autism Society of American = Associação Americana de Autismo.
O autismo é uma inadequacidade no desenvolvimento que se manifesta de maneira grave por toda a vida. É