Autismo
O autismo é uma alteração cerebral, uma desordem que compromete o desenvolvimento psiconeurológico e afeta a capacidade da pessoa se comunicar, compreender e falar, afeta seu convivio social.
O autismo infantil é um transtorno do desenvolvimento que se manifesta antes dos três anos de idade, e é mais comum em meninos que em meninas e não necessariamente é acompanhado de retardo mental pois existem casos de crianças que apresentam inteligência e fala intacta. Basicamente, quatro fatores indicam a presença do autismo infantil: problemas de relacionamento social, dificuldade de comunicação, atividades e interesses restritos e repetitivos e início precoce.
SINTOMAS COMUNS Dificuldade de relacionamento com outras crianças ; riso inapropriado ; pouco ou nenhum contato visual ; não quer ser tocado ; isolamento; modos arredios ; gira objetos ; cheira ou lambe os brinquedos, Inapropriada fixação em objetos ; perceptível hiperatividade ou extrema inatividade ; ausência de resposta aos métodos normais de ensino ; aparente insensibilidade à dor; acessos de raiva - demonstra extrema aflição sem razão aparente; procedimento com poses bizarras; ecolalia (repete palavras ou frases em lugar da linguagem normal; insistência em repetição, resistência à mudança de rotina; age como se estivesse surdo; dificuldade de comunicação em expressar necessidades; usa gesticular e apontar no lugar de palavras; não tem real noção do perigo.
CAUSAS DO AUTISMO
A causa específica, ainda é desconhecida mais há várias suspeitas de que podem compreender alguns desses fatores: Influência Genética;vírus;toxinas e poluição; desordens metabólicas;intolerância imunológica ;infecções virais e grandes doses de antibióticos nos primeiros três anos.
Transtornos da aprendizagem, transtornos das habilidades motoras e transtornos da comunicação (linguagem)
Os transtornos da aprendizagem referem-se a dificuldades na leitura, na capacidade matemática ou nas habilidades de escrita. No