Autismo e ensino público
DELIMITAÇÃO DO TEMA: A Inclusão dos Autistas na Rede Pública de Ensino Regular na Cidade de Manaus.
OBJETIVO GERAL: Analisar quais escolas da Rede Pública de Ensino Regular possuem alunos Autistas, tendo como objetivo investigar qual metodologia é aplicado dentro da sala de aula ou se existe uma diferenciação.
Identificar quais escolas da rede pública incluem alunos autistas.
OBJETIVO ESPEÍFICO:
Identificar se os professores e funcionários estão capacitados para lidar com alunos autistas.
Analisar quais os desafios da escola com a inclusão da criança autista.
Verificar qual a metodologia aplicada para a interação entre a escola e os pais dos autistas.
JUSTIFICATIVA
Conforme os dados pesquisados verificou-se que as Escolas Públicas de Ensino Regular não possuem funcionários qualificados para receberem alunos autistas.
PROBLEMA
Por que existe a falta de professores qualificados para receberem crianças autistas em Escolas Municipais de Ensino Regular?
HIPÓTESES
Embora existam leis que possibilitem a inclusão dos autistas nas Escolas, o município não oferece condições necessárias para a qualificação dos educadores e funcionários.
METODOLOGIA
Roteiro de entrevista e questionários
MARCO TEÓRICO
[...]incluir é simplesmente inserir uma pessoa na sua comunidade e nos ambientes destinados à sua educação, saúde, lazer e trabalho. Incluir implica acolher a todos os membros de um dado grupo, independentemente de seus peculiaridade; é considerar que os são seres únicos, diferentes uns dos outros e, portanto, sem condições de serem categorizadas. MANTOAN, (2000, p. 55-60).
REFERÊNCIAS