Autismo na educação infantil
O presente artigo desenvolve-se através de estudos sobre a inclusão de crianças portadoras de autismo na Educação Infantil, pois, é uma inovação, tendo um aspecto muito polêmico no meio educacional, inserir alunos autistas, pois, é garantido o direito de todos à educação.
Entende-se, que a educação inclusiva, é uma proposta de tornar a educação acessível a todas as pessoas, ou seja, refere-se à aceitação e à participação de todos, embora tenha como prioridade, a inclusão de pessoas portadoras de autismo no contexto social.
O objetivo geral proposto no desenvolvimento do estudo, foi identificar as dificuldades e a falta de preparação dos profissionais da educação infantil, com as crianças portadoras de autismo do Centro de Educação Infantil Norma Berneck, com o propósito de obter subsídios para um programa educativo que possa qualificá-los.
Tendo como suporte de apoio os objetivos específicos, analisar as condições intelectuais e emocionais dos professores, quando recebem alunos autistas e não tem preparo para conduzir seu trabalho pedagógico; refletir sobre a importância e as necessidades da inclusão de portadores de autismo no Centro de Educação Infantil; oferecer suporte aos profissionais da Educação Infantil, para receber alunos autistas, suprindo essa necessidade.
Justifica-se o estudo, pois, os educadores devem preocupar-se com a questão da inclusão e como ela deve ser realizada nas escolas de acordo com o que está na Constituição Brasileira. Pensando nisso, esta pesquisa é de extrema importância para todos os educadores, pois, necessitam de uma preparação para receber alunos autistas no cotidiano da sala de aula.
A construção do conhecimento é predefinida, intencional e deliberada devendo os professores ter decisões que selecionarão um caminho para a aprendizagem através de metodologias de ensino e recursos didáticos - pedagógicos a serem utilizados. Portanto, a escola devera ter auxiliado diretamente na introdução do aluno autista no