Autismo infantil e estresse familiar: uma revisão sistemática da literatura
Metodologia Científica
Autismo infantil e estresse familiar: uma revisão sistemática da literatura
1) Qual o objetivo do estudo?
O objetivo do estudo é avaliar sistematicamente a produção bibliográfica constituída por relatos de pesquisa indexados nas bases de dados MedLine, PsycInfo e LILACS, produzida de 1991 a 2001, sobre o tema do impacto psicossocial em famílias de crianças portadoras do transtorno autista. Propõe-se a verificar a influência deste impacto, na forma de estresse parental, como fator que afeta os cuidadores diretos e contribui para a ocorrência de alterações na dinâmica familiar.
2) Definição de Revisão Sistemática da Literatura
A revisão sistemática é um resumo do conhecimento sobre uma pergunta específica, feito a partir de literatura existente (artigos primários e outras fontes bibliográficas) e que utiliza métodos explícitos e sistemáticos para identificar, selecionar e avaliar criticamente os estudos, e para coletar e analisar os dados destes estudos incluídos na revisão. Os métodos estatísticos (meta-análise) podem ou não ser utilizados na análise e na síntese dos resultados dos estudos incluídos. Assim, a revisão sistemática utiliza toda esta estruturação para evitar viés – tendenciosidade - em cada uma de suas partes.
A realização de uma revisão sistemática deve ser iniciado com a formulação da pergunta a ser respondida, assim como ocorre em qualquer planejamento de pesquisa clínica. A partir da pergunta formulada deve ser definida a necessidade de fazer a revisão sistemática, e só depois deve ser elaborado o projeto da revisão sistemática.
REFERÊNCIAS
Disponível em:
http://www.dohmsweb.net/apparenza/informes/169_saude_total_art_tec.pdf