Autenticação de redes
DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA
LICENCIATURA EM INFORMÁTICA
INSTALAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E SEGURANÇA DE REDES
TEMA: STANDARDS
O Docente: Eng. HELIO RICARDO 4.º Ano Pós-Laboral Lobito, Maio de 2011 Integrantes do Grupo nº 2:
- Ivaldo Machado
- Edgar Neto
INDICE
INTRODUÇÃO
Basicamente, dizemos que uma casa está segura, quando as vulnerabilidades dela foram minimizadas. Mas... e vulnerabilidade? Segundo a ISO (International Standardization Organization - Organização Internacional para Padronização), no contexto da computação, é qualquer fraqueza que pode ser explorada para se violar um sistema ou as informações que nele contém.
A Segurança de Rede, ou Segurança em Redes Informáticas, pode ser dividida, didaticamente, em três grandes áreas: a defesa contra catástrofes, a defesa contra falhas previsíveis e a defesa contra atividades não autorizadas.
Ela envolve diferentes áreas, sendo que as principais são: * Criptografia de Chaves Públicas * Vulnerabilidade em Máquinas de Sistemas Distribuídos * Vulnerabilidade em Redes Locais e de Grande Escala * Firewalls * Sistemas de Detecção de Intrusões * Redes Privadas Virtuais (VPN) * Segurança em Redes Sem Fios
Neste trabalho vamos falar de algumas técnicas de autenticação
A autenticação é um aspecto fundamental da segurança do sistema. Ela confirma a identidade de qualquer usuário que esteja tentando fazer logon em um domínio ou acessar recursos da rede.
É o ato de estabelecer ou confirmar algo (ou alguém) como autêntico, isto é, que reivindica a autoria ou a veracidade de alguma coisa. A autenticação também remete à confirmação da procedência de um objecto ou pessoa, neste caso, frequentemente relacionada com a verificação da sua identidade.