Autarquia municipal
Jacó e Esaú são gêmeos, porem Esaú nasce com alguns segundos a frente de Jacó e por causa disso Esaú tinha o direito de primogenitura, que alem de trazer o beneficio de ter a maior parte da herança do pai, tinha toda a responsabilidade de comandar a casa, caso o pai viesse a falecer. Já que naquela época, o homem era o único que podia trabalhar para sustentar a casa. Alem do mais era lhe acrescentado varias bênçãos de Deus ao primogênito.
O problema é que Jacó sabia disso, e por ter nascido em segundo sempre se sentia parte de um segundo plano, uma espécie de “step” desde seu nascimento, Jacó sempre fez de tudo para atrair a atenção de seu pai, e de Deus, a qualquer custo inclusive mantendo uma vida fingida e enganosa somente para conquistar o que queria. Porem Esaú abriu mão de sua primogenitura, vende e troca por um prato de lentilhas, justamente por passar a vida inteira sem entender a importância e o peso disso na vida de um filho. Foi ai que o oportunista Jacó decide dar uma virada na sua vida. Quantas não são as pessoas que tem trocado a graça de Deus pela primeira miragem do deserto, e quando se arrependem já é tarde.
A primogenitura não foi instituída como sinal de injustiça paterna para com os filhos mais novos antes, mas porque Deus quer manter vivo, na mente de seu povo, o poderoso resgate através de Jesus (Romanos 8: 29). Jesus que era o unigênito do pai decide abrir mão de seu direito de ser único para ser o primeiro de muitos é o e dando a nó o direito de restabelecermos um pacto com o Pai (Filipenses 2: 6 e 7). Veja o quadro dessa historia, Esaú abre mão de sua primogenitura, Jacó que passa a vida correndo atrás dessa primogenitura enfim tem seu momento, até que se encontra com Deus e sua vida é mudada.
Jacó viveu um momento decisivo na noite em que lutou com Deus. Ele foi quebrado física e emocionalmente, contou a verdade a respeito der seu nome e seu caráter. E isso por causa da presença de Deus sempre causar uma atmosfera