aushua

1039 palavras 5 páginas
Energia nuclear é a energia liberada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos. Algunsisótopos de certos elementos apresentam a capacidade de se transformar em outros isótopos ou elementos através de reações nucleares, emitindo energia durante esse processo. Baseia-se no princípio da equivalência de energia e massa (observado por Albert Einstein), segundo a qual durante reações nucleares ocorre transformação de massa em energia. Foi descoberta por Hahn, Straßmann e Meitnercom a observação de uma fissão nuclear depois da irradiação de urânio com nêutrons.
A tecnologia nuclear tem como uma das finalidades gerar eletricidade. Aproveitando-se do calor emitido na reação, para aquecer a água até se tornar vapor, assim movimentando um turbogerador. A reação nuclear pode acontecer controladamente em um reator de usina nuclear ou descontroladamente em uma bomba atômica. Em outras aplicações aproveita-se da radiação ionizante emitida.
Índice
[esconder]
1 Tipos de reações nucleares
1.1 Exemplo
2 História da energia nuclear
3 Tipos de reatores
3.1 Reatores de fissão
3.2 Reatores de fusão
4 Método para obtenção da energia elétrica por fonte nuclear
5 Bomba atômica
6 Toxicidade de radioativos
7 Aplicação civil
8 Energia nuclear no Brasil – dados de consumo
9 Vantagens da energia nuclear
10 Desvantagens da energia nuclear
10.1 Resíduos radioativos
10.2 Acidentes nucleares
10.3 Perigos aos funcionários
10.4 Segurança
10.5 Gases de estufa
11 Etapas do ciclo do combustível
12 Energia Nuclear e Impacto Ambiental
13 Notas
14 Referências
15 Referências adicionais
16 Ver também
17 Ligações externas
Tipos de reações nucleares[editar | editar código-fonte]
A reação nuclear é a modificação da composição do núcleo atômico de um elemento, podendo transformar-se em outro ou outros elementos. Esse processo ocorre espontaneamente quando não acontece metamorfose em alguns elementos. O caso mais interessante é a possibilidade

Relacionados

  • aushua
    268 palavras | 2 páginas