Auriculopuntura
É um tipo de tratamento largamente utilizado pelos acupunturistas que consiste em estimular micro pontos localizados no pavilhão auricular (orelhas) para amenizar dores e até mesmo tratar doenças crônicas. Os pontos auriculares são “famosos”, no tratamento de perda de peso e abandono de vícios, como o do tabagismo.
Origem
Em sua forma mais rudimentar, tem raízes no Egito, na Pérsia e na China. A orelha externa já era usada para tratamento na Grécia antiga, por Hipócrates, o pai da Medicina, cerca de cinco séculos antes da era cristã. Portanto a Auriculoterapia já era praticada na antigüidade, tanto no mundo oriental quanto no mundo ocidental. Por volta de 1957, um médico francês chamado Paul F. M. Nogier, da Universidade de Lyon (França), investigou a relação entre as regiões do corpo e as zonas reflexas da orelha, mapeando-as. Sendo assim, alguns pontos descritos em determinada cartografia (mapa auricular) podem não constar em outra ou serem descritos em locais diferentes, embora, de uma forma geral, a correspondência com as áreas do corpo humano siga uma mesma distribuição. Basicamente temos dois tipos de mapa: o da escola francesa e o mapa da escola chinesa, sendo os dois igualmente eficazes, podendo trabalhar-se ambos em conjunto.
Procedimento
Existem várias formas de estímulo ao pavilhão auricular, que podem ser escolhidas de acordo com a experiência do terapeuta ou de acordo com a resposta terapêutica do paciente. O tratamento é realizado utilizando-se agulhas auriculares semi-permanentes, descartáveis, de 1mm, presas por esparadrapo hipoalérgico. O tratamento é feito em uma orelha de cada vez. As agulhas permanecem por 2 semanas na orelha e repete-se o ciclo após 15 dias da primeira sessão.
Beneficios - Ansiedade / Depressão / Stress
- Tabagismo / Alcoolismo/ Drogas
- Emagrecimento
- Alergias
- Tendinites (LER)
- Dores de coluna vertebral, dores articulares
- Dores de cabeça / Enxaquecas
- Hipertensão
- TPM
-