AUMENTO DA TAXA REPRODUTIVA DE FLAMINGOS EM CATIVEIRO
Maria Eliza Santiago Rodrigues, Maria Emilia Bodini Santiago, Mario Ramos da Silva
RESUMO A homeopatia foi difundida em todo mundo, tanto para o tratamento humano, quanto para o tratamento animal. Ela é responsável por novos rumos nos conceitos de criação e manutenção da saúde e bem estar dos animais, e que desde o seu início, tem assumido papel importante para animais de estimação, por serem tratados de forma individual, da mesma maneira que o médico homeopata aborda o tratamento para o homem. Os animais que são criados mais próximos ao homem, sejam eles animais de estimação, bem como animais de parques e zoológicos, têm sido avaliados em sua totalidade através da homeopatia. A vida desses animais tendem a ganhar mais equilíbrio, e a cura ocorre de forma rápida, segura e duradoura. Baseando-se nessa teoria optou-se pela introdução do medicamento homeopático numa colônia de flamingos chileno, instalada a 18 anos, sem nenhum sucesso reprodutivo; para se tentar aumentar a postura de ovos dos mesmos; pois dentre as inúmeras vantagens que esse tratamento oferece, uma delas é a de não deixar resíduos químicos posteriores e a facilidade de administração do medicamento ao animal.
O medicamento escolhido foi a Pulsatilla, na potência 6CH, sendo oferecida aos animais no cocho de alimentação, ao entardecer, na proporção de 12 gotas/ L de comida.
Após o sexto dia da medicação observou-se um comportamento agressivo, característico em épocas de acasalamento; a partir do 10° dia da medicação iniciou-se a construção dos ninhos e no 16° dia, ocorreu a primeira postura. Foram postos 26 ovos, destes 15 foram arrastados por uma forte chuva e após um período de incubação que variou de 30 a 32 dias, ocorreram 9 nascimentos, destes, 8 filhotes vivos.
INTRODUÇÃO
A homeopatia é uma terapêutica que tem por objetivo a cura e a manutenção da saúde do indivíduo, seja espécie