Aulatema 04 ciencias sociais
Acomodação – processo social no qual o indivíduo ou grupos se ajustam a uma situação conflitiva, sem terem admitido mudanças importantes quanto aos motivos que deram origem ao conflito.
Assimilação – processo social que implica os indivíduos ou grupos alterarem profundamente suas maneiras de pensar, sentir e agir, com o objetivo de se integrar ao meio social em que vivem.
Autoridade – componente do poder, que se compreende como um direito estabelecido para tomar decisões e ordenar ações de outrem.
Competição – processo social que ocorre com indivíduos ou grupos sociais e que consiste na disputa, consciente ou inconsciente, por bens e vantagens sociais limitadas em número e oportunidades.
Comunidade – forma de organização social na qual os membros compartilham um, relativamente, claro e definido senso de identidade.
Conflito – processo social no qual pessoas ou grupos procuram recompensas pela eliminação ou enfraquecimento dos competidores.
Cooperação – processo social que consiste em uma ação comum para realizar determinado fim.
Dominação – processo social que remete à possibilidade de se encontrar obediência a determinada ordem, independente da reação dos indivíduos que a recebem. A dominação é o efetivo exercício do poder, sendo constituída por relações de subordinação entre indivíduos ou grupos.
© DIREITOS RESERVADOS Proibida a reprodução total ou parcial desta publicação sem o prévio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.
Elite – minoria que existe em todas as sociedades e que por várias formas é detentora de autoridade ou poder, em contraposição a uma maioria que está dele privada.
Estereótipo – é a imagem distorcida, que um grupo partilha de um outro grupo social.
Estrutura Social – se refere aos padrões, relativamente estáveis e duradouros, em que estão organizadas as relações sociais e que formam a