aulas
DE CAMPO MOURÃO: UM ESTUDO DE CASO
Claudia Teles Lima, UNESPAR/FECILCAM, clauteles171@hotmail.com
Marcos Schebeleski, UNESPAR/FECILCAM, mschebeleski@fecilcam.br
INTRODUÇÃO
Todo o processo produtivo é composto por uma entrada de matérias primas e insumos diversos; um processamento, que conta com uma série de recursos organizados para tal; e um produto acabado, que é disponibilizado para atender a demanda.
O leite, enquanto matéria prima, é inserido nesse mesmo processo e, como é um alimento perecível que pode deteriorar-se em pouco tempo devido às suas características peculiares, necessita de uma logística eficiente que possa oferecer-lhe proteção contra as ações das intempéries.
Nesse contexto, o presente estudo busca, através de um estudo de caso, investigar como se apresenta a logística de roteirização para uma indústria de Laticínios da Região de Campo Mourão.
Para tanto, após a realização de um embasamento teórico, pretende-se identificar e descrever os fatores determinantes para a formação da logística de roteirização em questão, interpretando suas particularidades encontradas.
Em se tratando do aspecto teórico, este trabalho torna-se relevante por abordar um tema fundamental no processo logístico das organizações do setor, as quais são acometidas cada vez mais pelas exigências do mercado. Com relação ao aspecto prático, se faz importante o estudo nessa área devido à carência de material de apoio disponibilizado às organizações, o que muitas vezes contribui para um aumento de situações adversas à empresa que acabam atingindo todo o processo produtivo, como atrasos na entrega e perda de credibilidade com o cliente, elevando os custos e gerando prejuízos. CONTEXTUALIZAÇÃO
Uma logística predominante e adequada de rotas contribuiu para a verdadeira essência do comércio, pois ela fornece o elo entre produção e mercado onde o que separa é o tempo e a distância.
Com os