Aulas
SISTEMAS, ORGANIZAÇÃO & MÉTODOS
SISTEMAS ADMINISTRATIVOS
Introdução
Neste capítulo, são apresentados os principais aspectos da Teoria de Sistemas, que servirão de base para o perfeito entendimento dos assuntos abordados no livro básico.
Evolução Histórica
Com o avanço da Física, da Mecânica e da Matemática no século XVII, as pessoas passaram a interpretar a si próprias e a sociedade sob o prisma dos mesmos, conceitos e suposições que tais ciências utilizavam. Desse modo, começaram a rejeitar, em parte, a teologia e o misticismo de outras formas de interpretação das pessoas e da sociedade. Surge, assim, o modelo mecânico de interpretação social, pelo qual se encaram as sociedades como espécies de máquinas complexas, cujas ações e processos podem ser analisados na ação recíproca das causas naturais, na possibilidade da plena identificação dos elementos componentes e de seus diversos inter-relacionamentos, bem como na previsão dos efeitos daí decorrentes. Assim como o aparecimento do modelo mecânico aconteceu numa era do progresso da Física, o modelo orgânico de sociedade foi inspirado pelos progressos da Biologia (Ludwig von Bertalanffy). Trata-se de um princípio de mútua dependência das partes, assemelhando-se a sociedade a um organismo vivo. Fundamentalmente podem-se fazer analogias entre as sociedades e o organismo dos seres vivos, comparando-as aos organismos individuais e a sua fisiologia. Portanto, o moderno enfoque dos sistemas empresarias procura desenvolver:
Uma técnica para lidar com a grande e complexa empresa;
Um enfoque sintético do todo, que não permite a análise separada das partes do todo, em virtude das complexas inter-relações das partes entre si e com o todo; e
Um estudo das relações