Aulas-Práticas-Ensino-Médio-Genética-Cruzamentos-Genéticos
CRUZAMENTOS GENÉTICOS
Objetivos: Reproduzir, esquematicamente, um cruzamento genético.
Duração: Aproximadamente 30 min.
Local: Laboratório ou sala de aula.
Material: Tesouras, papel sulfite, moedas, dados, caneta ou lápis.
Número de participantes: No máximo 30.
Procedimentos: Faça grupos contendo de 4 a 5 alunos. Após, peça aos alunos que escrevam na folha de sulfite algumas características físicas dos seres humanos (cor e tipo de cabelo, cor dos olhos, altura, peso etc...). Faça um casal hipotético que contenha algumas dessas características.
Atrás dessa mesma folha contendo as características, numere aleatoriamente todas elas, uma para o sexo masculino e outra para o sexo feminino.
Após, solicite aos estudantes que cortem em tiras as características escritas e deposite-as sobre a mesa com os números voltados para cima. Jogue um dado ou uma moeda e comece a construir o fenótipo do indivíduo. É interessante se os alunos e/ou professor trouxerem o maior número de dados possíveis e de diferentes tipos (dados de 6 números, dados de 3 números, dados de 12 números, etc...).
Importante:
1) Dentre esses fenótipos, escolha diferentes variedades dessa mesma característica. Por exemplo: para cor de olho escolha: verde, escuro, azul, castanho, castanho claro, castanho escuro, etc.
2) Atente-se ao fato para a compatibilidade entre o objeto sorteador (dados, moedas) e a quantidade de variedades fenotípicas. Ou seja, se você escolher apenas dois tipos de cor de olho, utilize a moeda; agora se você escolher 6 tipos de cor de olho utilize o dado.
Faça a mesma quantidade fenotípica, tanto para o sexo masculino, quanto para o sexo feminino.
3) Por fim, ajude os alunos a descobrirem quais as hipóteses e probabilidades de nascerem os próximos descendentes dessa família construindo um heredograma desse casal com seus filhos.
Continue fazendo esses cruzamentos até a geração familiar desejada.