Aulas práticas - Acionamento de Máquinas - Maracanaú
DUPLA: ANDRÉ FELIPE E MIRILENE SOUSA
PROF ª: JAIANE RODRIGUES
INTRODUÇÃO
A referida disciplina tem como objetivos principais, fornecer os conhecimentos básicos necessários para os projetos de circuitos elétricos para o acionamento de máquinas elétricas. Conhecer e dimensionar os principais dispositivos de comando e proteção utilizados nos circuitos de comandos elétricos. Ler e interpretar os circuitos de comandos elétricos de máquinas elétricas e conhecer os principais métodos eletrônicos de acionamento de máquinas elétricas.
Tais conhecimentos são de fundamental importância porque em qualquer sistema elétrico (dos setores industrial, predial e residencial), do mais simples ao mais complexo sistema produtivo, há algum tipo de máquina ou equipamento sendo acionado de alguma forma, como por exemplo, através de um motor elétrico, o qual é a forma mais largamente utilizada de obtenção de energia mecânica.
Todo o conhecimento teórico foi posto em prática ao tentarmos reconhecer e identificar cada componente utilizado nas aulas práticas no laboratório de Acionamento de Máquinas do IFCE Maracanaú com um único motor trifásico de alto rendimento da WEG. Tentaremos relatar o que foi visto e o que aprendemos nesse relatório.
PARTIDA DE MOTOR TRIFÁSICO USANDO DISJUNTOR-MOTOR
MATERIAL UTILIZADO:
- 3 fusíveis de 6 A
- 1 disjuntor-motor
- 1 motor trifásico
Figura 1 – Simulação CADe-SIMU (Motor Desativado)
Figura 2 – Simulação CADe-SIMU (Motor Ativado)
CONSIDERAÇÕES INICIAIS:
DISJUNTOR MOTOR:
Os disjuntores são dispositivos magneto-térmicos para proteção de instalações e equipamentos elétricos contra sobrecarga e curto-circuito. Eles são equipados com um disparador térmico (bimetal) que atua nas situações de sobrecarga, e com um disparador eletromagnético que atua nos casos de curto-circuito.
Figura 3 – Disjuntor-motor (Partes)
Seu símbolo pode ser facilmente identificado na figura