Aulas praticas de farmacognosia
Todos os órgãos dessas plantas podem conter heterosídeos cardioativos sendo que, salvo raras exceções, as porcentagens são inferiores a 1%. Essas substancias podem, excepcionalmente, ser encontradas no reino animal, como em algumas espécies de anfíbios (Bufos spp.) ( Sebben et al., 1993) e lepidóptereos, geralmente, atuando como venenos ou toxinas que servem como proteção contra predadores.
Neste aula estudamos a planta NERIUM OLEANDER, que é uma droga Micro a Mesofanerófito (arbusto ou pequena/média árvore com uma altura máxima entre os 6 e os 12 m) originária da região Mediterrânica (Norte da África, do Leste do Mediterrâneo e do Sul da Ásia) é muito comum em Portugal e no Brasil, quer espontânea quer cultivada. Tipicamente de habitat Ripícola, pouco exigente, que pode ser conduzida como arbusto ou como árvore.
Regra geral em Portugal conhecemos o loendro como um arbusto grande (3 a 5 m de altura) de flores róseas, brancas ou vermelhas.
Frequentemente plantada como ornamental, prefere solos rochosos com textura desagregada, em pleno sol ou meia-sombra. Resistente à poluição urbana. Outro aspecto a ter em atenção é a sua elevada toxicidade (por ingestão). Sem rodeios, toda a planta é tóxica, tendo como princípios activos a oleandrina e a neriantina, substâncias