Aulas Gestao de Estoque
O nível de competitividade vigente nos dias atuais exige das empresas especial atenção às áreas que são determinantes no desempenho da organização. Os estoques são responsáveis por grande parcela do capital de giro necessário para manter as atividades da empresa. Se mal geridos podem até comprometer a saúde financeira da organização e sua permanência no mercado.
Assim, o controle de estoque tem uma importância notória. 1
Gestão de estoques...
A existência de controles não leva à burocratização. Os controles costumam revelar procedimentos errados, passíveis de correção, levando inclusive a desburocratizar atividades.
O almoxarifado ou despensa é um compartimento da empresa que deve ser de acesso restrito, destinado à guarda dos produtos que serão necessários à produção e distribuição aos pontos de vendas. O responsável pelo setor ocupa na empresa o cargo de estoquista ou almoxarife. 2
Almoxarifado ou despensa...
O estoquista é quem tem a função de receber os produtos (matéria-prima e /ou mercadorias), controlar o fluxo de entrada e saída, a qualidade e armazená-los em condições adequadas, até entregá-los ao setor de produção e /ou pontos de vendas. Recebem, também, as máquinas e os equipamentos, os produtos de limpeza e adotam os procedimentos de controle até enviar aos setores solicitantes.
3
Almoxarifado ou despensa...
Cuida, ainda, do controle das quantidades de produtos estocados e dos seus respectivos custos, para que, quando esses produtos forem repassados a produção /vendas, as quantidades e os custos a eles atribuídos sejam os mais reais possíveis. Assim, não se deve negligenciar na escolha do almoxarife, que deve ser uma pessoa organizada, ética, rigorosa e disciplinada. sua atuação profissional trará, com certeza, retornos econômicos significativos à empresa.
4
Almoxarifado ou despensa...
O controle de entradas, quantidades em estoque e saída de produtos pode ser feito por meio de fichas de controle de estoque, fichas de