Aulas de ética
O QUE É A ESCOLA DA PALAVRA?
Um espaço de evangelização permanente, aberto a todos os fiéis, sobre a Sagrada Escritura.
Projeto da Diocese de Taubaté / SP.
Os slides seguintes, usados nos encontros da Escola da Palavra e estudados passo a passo, vão fazer um resumo da história do Povo de ISRAEL em uma linha do tempo. Foram organizados pelo Dc. Ervane Benedito de Souza, Ocs.
Logo da Escola da Palavra
SAGRADA ESCRITURA
AT
Um livro feito em mutirão
NT
PERÍODO PATRÍSTICO DA IGREJA (são escritores do
II SÉC. ao início da idade média) DIZ:
Coleção de livros biblioteca
BÍBLIA
Hebraico, Grego e Aramaico
LÍNGUA ESCRITA
Chefes populares, legisladores, sacerdotes, escribas, mestres, historiadores, profetas, sábios, poetas, evangelistas, apóstolos, catequistas, liturgistas, pais e mães de família.
QUEM ESCREVEU A BÍBLIA?
Gêneros literários:
cartas, sermões, meditações, filosofia, romances, cantos de amor, biografias, genealogias, poesias, parábolas, comparações, tratados, leis para a organização do povo, leis para o bom funcionamento da Iiturgia, coisas alegres, coisas tristes, fatos verdadeiros e fatos simbólicos, coisas do passado, coisas do presente e coisas do futuro.
A leitura ao pé da letra, em todos os seus detalhes. É um jeito de ler a Bíblia que não admite as conquistas dos estudos mais modernos. O fundamentalismo é uma reação de quem se sente inseguro. Todas as respostas já estão prontas na Bíblia! Por exemplo: Interpretam a Bíblia ao pé da letra e usam versículos ou capítulos isolados, para provar as doutrinas que afirmam. Não aceitam diálogo com quem pensa diferente. Só eles estão certos: os outros são inimigos da verdadeira fé. Nem tem fé! Buscam soluções mágicas, milagrosas, para os problemas humanos.
FUNDAMENTALISMO
DIFERENÇA DAS BÍBLIAS
PROTESTANTE
1. tem 66 livros. 7 a menos 2. É da língua hebraica dos judeus