Aulas de reco
VENTILAÇÃO DE GABINETES Como recomendação geral, a temperatura dentro do gabinete deve ser de no máximo 10º C acima da temperatura ambiente. Os computadores são projetados para trabalhar em uma temperatura ambiente na faixa dos 35º C, o máximo tolerável é de 45° C. Por este motivo, é obrigatória a utilização de ventoinhas, que jogam o ar frio de fora para dentro do gabinete(parte frontal) e que jogam o ar quente de dentro para fora do gabinete (parte traseira). O ar quente sempre sobe, e isso influencia o papel da ventoinha dentro do gabinete. Quando instalada na parte de baixo (da metade para baixo), a ventoinha serve como um ventilador, buscando o ar frio de fora para direcioná-lo para dentro da torre. Já uma ventoinha na parte de cima do gabinete funciona como um exaustor, tirando o ar quente de dentro para fora.
A ventoinha tem uma flecha que indica a direção da saída do ar. Logo, caso você use a ventoinha para retirar o ar quente de dentro do gabinete, essa flecha deve estar apontada para fora; caso você use a ventoinha para jogar ar frio, essa flecha deve estar apontada para dentro. Em alguns casos, há a possibilidade de você escolher a melhor posição para a ventoinha, e aí vale esta dica importante: apenas utilize a ventoinha extra para dentro do gabinete caso haja outra na parte de cima, ou seja, funcionando como exaustor. Em alguns casos é possível instalar uma ventoinha adicional, desde que trabalhe de maneira invertida a ventoinha da fonte, ou seja, jogando o ar frio de fora para dentro do gabinete e a ventoinha da fonte trabalha jogando o ar quente para fora. Um sistema de ventilação eficiente aumentará a vida útil dos componentes eletrônicos.
2
RECOMENDAÇÕES PARA MELHORAR A VENTILAÇÃO EM UM GABINETE
Evite deixar a parte traseira do micro muito próxima à parede. Recomenda-se uma distancia mínima de 15 centímetros para facilitar a saída do ar quente que sai pela parte traseira do computador. Deixe livre a parte frontal do