aulas de harmonias
O Teclado é um dos instrumentos mais utilizados hoje em dia, por sua grande flexibilidade e diversificação.
Com um simples teclado pode-se dispensar o acompanhamento básico de outros componentes de um grupo musical (baterista, guitarrista, contrabaixista, etc...). Porem é importante ressaltar que Teclado não é igual a Piano e nem Órgão. É comum ouvir: “Que legal, você toca Órgão!” Isso se da porque as pessoas em geral acham que o Piano, o Teclado e o Órgão são a mesma coisa, o que não é. Embora venham da família das teclas, o Piano é um instrumento de Cordas, o Órgão de Sopro e o Teclado é um instrumento Digital. Isso faz com que a forma que eles sejam tocados seja completamente diferente, embora no Teclado existam sons de Piano, Órgão e uma infinidade de outros instrumentos.
Tipos de teclado
Sintetizadores: possuem diversos timbres (sons) no qual podem ser editados (alterações de freqüência, modulações, efeitos, etc...), com isso, criando novos timbres (sons).
Arranjadores: São teclados que possuem vários estilos musicais (pop, jazz, rock, balada, samba, bossa-nova, dance e muitos outros), onde pode-se criar e até modificar outros estilos, acompanhados por parte rítmica (bateria), baixo, strings, cordas (violão, guitarra), metais (trompete, trombone, etc), bem como sintetizar estes timbres (sons).
Workstations: São teclados mais complexos, que envolve síntese de sons e seqüenciadores para composição, arranjos de partes musicais ou peças musicais completas, e ainda possuem a capacidade de síntese de timbres (sons).
Pianos digitais: São teclados com várias teclas (76, 88), que possuem vários timbres de piano, gran piano, piano elétrico, cravo, etc...
Controladores: São teclados com várias teclas (76, 88), na maioria das vezes não possuem timbres, e que têm a finalidade de controlar outros instrumentos digitais através de MIDI (comunicação entre instrumentos digitais), controlam uma bateria eletrônica, computadores, módulos de som, etc...