AULAQDT
908 palavras
4 páginas
QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DOTRABALHO
QDT
CONCEITOS de QDT
Ferramenta que estabelece as tarefas efetuadas dentro de uma determinada área, especificando quanto tempo é gasto por cada um dos funcionários na atividade total e individualmente.
Instrumento utilizado para analisar a efetividade na realização das atividades e atribuições das unidades da empresa, visando à distribuição e realização criteriosa, racional e balanceada das tarefas. Técnica de organização de processos que mede a eficiência de um determinado setor administrativo OBJETIVO
NÍVEL ENVOLVIDO
Níveis operacionais, pois mede tarefas exercidas, tempo gasto, e freqüência. EX. Serviço burocrático e de produção. CONCEITOS QUE DEVEM SER
CONHECIDOS PELO PROFISSIONAL
QUE IRÁ ELABORAR UM QDT
O QDT é uma técnica para analisar
TAREFAS. Conhecer esses conceitos é fundamental para o analista;
Ao funcionário é solicitado, que preencha o quadro com o que ele faz.
FUNÇÃO
Agregação de atividades análogas, interdependentes; se encadeiam num único campo especializado de trabalho, devendo, assim, para maior eficácia, ter o seu desenvolvimento alocado a uma unidade organização específica, sob uma única direção. CURY, 2000.
Ex. Departamento de Compras.
ATIVIDADE
Agrupamento de tarefas complementares, correspondendo a um conjunto de tarefas/ações de cada unidade organizacional, com consumo de recursos e orientação um objetivo definido. CURY, 2000.
EX. Controle de contas correntes, cobrança de títulos, etc.
TAREFA
Meio pelo qual se atinge cada atividade ou objetivo global de cada unidade organizacional, compreendendo uma ou mais rotinas (passos, movimentos, micromovimentos) referentes aos empregados. CURY, 2000.
EX. Pagamento de cheques, recebimento de depósitos, etc.
Exemplos
FUNÇÃO
Compras de material
ATIVIDADE
Pesquisa de mercado, seleção de fornecedores, licitação, etc.
TAREFA
A atividade de licitação envolve: elaboração de edital, recebimento de proposta, efetivação do mapa