Aula2
A. Fatores Intrapessoais ou Internos ao aluno, assim enumerados: maturidade física e psicomotora; mecanismos de aprendizagem; nível e estrutura dos conhecimentos prévios; nível de desenvolvimento evolutivo; características das aptidões afetivas (motivação e atitudes) e de personalidade (ansiedade, autoconceito e sistema de valores).
B. Fatores Ambientais ou Situacionais, considerados assim: características do professor (capacidade intelectual, conhecimento da matéria, capacidade pedagógica, traços de personalidade, características afetivas); fatores de grupos sociais (relações interpessoais); condições materiais (recursos didáticos e meio de ensino em geral); natureza das intervenções pedagógicas (metodologia de ensino).
Como você pode vislumbrar, a partir do quanto até aqui falado, muitos são os aspectos estudados pela Psicologia da Educação, e muitas são as contribuições que dela podem advir para o profissional de educação.
Entretanto, é preciso distinguir três aspectos básicos: a maturação, tem a ver com mudanças naturais e espontâneas, em geral, geneticamente programadas; o crescimento, tem a ver com mudanças basicamente ligadas ao genético, ao hereditário, ao físico; o desenvolvimento, tem a ver com as mudanças decorrentes da aprendizagem de todo tipo que o ser humano realiza constantemente para sobreviver.
Maturação, crescimento e desenvolvimento se correlacionam?
À primeira vista, até mesmo pelo senso comum, tendemos a pensar que crescer é desenvolver-se e desenvolver-se é tornar-se maduro. Contudo, importa saber pelo menos em relação ao crescimento e a